Como Cuidar das Suas Obras de Arte: Dicas para Preservar Beleza e Emoção
- fmunchtelas
- 3 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de ago.

Obras de arte não são apenas objetos decorativos — elas carregam memórias, emoção e expressões únicas de criatividade. Seja uma pintura feita sob encomenda do seu pet amado ou aquela tela cheia de personalidade que mora no seu cantinho favorito, ela merece cuidado e carinho. E, acredite, manter uma obra bonita e protegida não precisa ser complicado.
As obras de arte decoram nossos ambientes e precisam de cuidado para continuarem mostrando a beleza da pintura composta. Para preservar suas obras de arte, tenho dicas de ouro, que vai mantê-las vivas e encantadoras, é essencial adotar cuidados simples, mas poderosos. A seguir, compartilho com você algumas dicas essenciais para preservar suas obras de arte!
Começo te falando, não toque na pintura da tela com os dedos e não deixe que outras pessoas façam isso.
Vamos fazer um teste rápido, vá no vidro da janela mais próxima de você e encoste e escorregue seus dedos no vidro. Agora olha de perto e veja como o vidro ficou marcado. Impressionante, não é? E você está pensando “Eu estou com as mãos limpas!”. Eu te digo sim está, essa gordura na sua pele é natural, faz parte de nós. Essa gordura natural nas mãos nos protege e faz isolamento térmico. A gordura sob a pele das mãos ajuda a absorver impactos, protege os ossos e tecidos delicados, e também contribui para manter a temperatura das mãos. Além disso, a gordura nas mãos, assim como em outras partes do corpo, é uma reserva de energia. Interessante né. Se for necessário manusear a obra, use luvas de algodão limpas.
Agora vamos ao que é interessante para cuidar dos quadros de obras de arte.
Limpeza: Menos é Mais
A limpeza de uma obra de arte deve ser feita com delicadeza. Para limpar e conservar use o listado abaixo:
Use um pincel macio ou pano de microfibra seco para remover o pó da superfície e da moldura.
Se necessário, um pano levemente umedecido com vinagre de vinho branco. O vinagre ajuda a remover poeira, marcas de dedos e sujeiras da tela, sem agredir a tinta ou o tecido. O ácido acético presente no vinagre ajuda a dissolver gorduras, o que pode ser útil para limpar áreas manchadas por óleo ou outras substâncias gordurosas.
Em textura, relevo delicado da obra de arte, não use o vinagre, nem nenhum líquido. Limpe com um pincel de cerdas bem macias, eu aconselho os pincéis de passar blush no rosto, tenha um pincel somente para limpar as telas, ele não pode ter sido usado em maquiagens.
Nunca use aspirador de pó, álcool, produto limpa vidros, produtos químicos ou esponjas ásperas, eles podem danificar a pintura.
Evite luz solar direta: os raios UV desbotam as cores e ressecam a tinta.
Não pendure quadros perto de fontes de calor.
Fuja das paredes úmidas ou com infiltração: com o tempo a umidade pode causar mofo, bolhas e até descolamento da tinta.
Diferenças na Conservação e Limpeza de Obras de Arte: Pintura a Óleo vs. Acrílica
Quando falamos em preservar uma obra de arte, o tipo de tinta utilizada faz toda a diferença. Pinturas a óleo e acrílicas exigem cuidados distintos, entender essas diferenças é essencial para garantir a longevidade da obra. Um detalhe que faz toda diferença para saber como limpar uma obra de arte é saber se ela é pintura à óleo ou acrílica.
A pintura à óleo pode levar de seis meses a um ano para a cura completa da obra, já a pintura acrílica tem o tempo de cura de 1 a 3 dias.
Agora você sabe que na pintura à óleo é arriscado usar qualquer liquido antes de um ano da pintura ter sido feita, então você só deve limpar com espanador macio ou o queridinho pincel de blush que nunca foi usado para maquiagem, porque você comprou especialmente para limpar suas obras de arte.
E a pintura acrílica, após três dias de pronta, ela já pode ser limpa, mas acredito que ainda é muito cedo para isso, não é mesmo?
Então a partir de agora você já sabe, para limpar uma obra de arte é só saber a idade da obra, a maioria das obras de arte vem com a data atrás e as obras de arte da Fátima Münch vem datadas e também com o certificado contendo a data.
Cuidar da arte é uma forma de respeito à criatividade e à história que ela carrega. Com os cuidados certos, uma obra pode atravessar gerações e seguir encantando olhares no futuro.
Cuidar da sua obra de arte é, acima de tudo, um gesto de amor e reconhecimento. Com esses cuidados simples, você ajuda a preservar cada detalhe e emoção que a arte carrega.
Felicidades para você e seu companheiro de quatro patas 🐾
Se quiser mais dicas como essa, ou tem alguma outra dúvida, inscreva-se na newsletter do atelier! 💌




Comentários